Image Credits: Câmara e Maria da Fé
A presidente da Câmara Municipal e primeira-dama de Maria da Fé (MG) foi presa na tarde de quarta-feira (12) por determinação da Justiça de Itajubá. A prisão foi cumprida por uma equipe da Polícia Civil, após a expedição de um mandado de prisão preventiva relacionado a crimes contra a administração da Justiça e coação no curso do processo.
Após ser detida, a vereadora passou por exame de corpo de delito no Hospital Escola de Itajubá e foi encaminhada ao presídio de Santa Rita do Sapucaí (MG).
Segundo o Ministério Público, o procedimento investigatório foi aberto para apurar a atuação da parlamentar à frente da Procuradoria da Mulher, vinculada à Câmara Municipal. Durante as apurações, o MP descobriu que a vereadora teria ameaçado e coagido servidores da Secretaria de Saúde, que haviam prestado depoimentos em um inquérito civil, com o objetivo de retaliar e intimidar testemunhas.
= continua após a publicidade =
Ainda conforme o órgão, a parlamentar — que é esposa do prefeito da cidade — teria usado sua influência política para induzir o chefe do Executivo a exonerar funcionários que colaboraram com a investigação. Entre as vítimas estaria uma servidora com 28 anos de serviço, demitida a um ano da aposentadoria.
Diante da gravidade dos fatos, o Ministério Público pediu a prisão preventiva da investigada, medida que foi aceita pela Justiça para garantir a integridade do processo.
A Prefeitura de Maria da Fé divulgou nota afirmando que não irá se manifestar neste momento e que só prestará esclarecimentos quando houver informações oficiais. O prefeito não respondeu aos contatos da imprensa, e a defesa da vereadora ainda não se pronunciou.
