Febre, dores no corpo, cansaço e manchas na pele são sintomas da doença — Foto: Flávio Tavares / O TEMPO
Minas Gerais confirmou mais quatro mortes por dengue nas últimas 24 horas. Ao todo, 49 pessoas perderam a vida pela doença em 2024. Outros 270 óbitos estão em investigação. A informação consta no painel de monitoramento da doença, atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no início da tarde desta terça-feira (5 de março), e podem sofrer alterações dentro de um período de até 60 dias.
Ainda conforme o painel de monitoramento, mais de 8 mil novos casos de dengue foram confirmados nas últimas 24 horas. Ao todo, o Estado soma 152.440 casos confirmados da doença em 2024. Outros 426.111 casos foram notificados e estão em investigação.
O painel também notificou 825 novos casos de chikungunya, totalizando 27.446 desde o início do ano. São nove óbitos por chikungunya confirmados até o momento. Em 2023, até 6 de março, nenhuma morte pela doença havia sido confirmada no Estado, e eram 5.705 casos registrados.
O balanço aponta ainda sete casos de zika confirmados, e outros 98 prováveis. Não há mortes pela doença até o momento.
Estado de emergência
O governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de dengue e chikungunya. O decreto foi publicado no Diário Oficial do governo de Minas Gerais no dia 27 de janeiro e tem prazo de 180 dias.
De acordo com o texto, está autorizada a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o aumento de casos das doenças, em especial a aquisição de insumos e materiais para atender a situação emergencial.
* As informações são do O Tempo