“Cometa do Diabo” será visível da Terra nas próximas semanas; saiba como observar

 

O 12P/Pons-Brooks, em imagem feita em 7 de março de 2024. — Foto: Wikimedia

Nas próximas semanas poderemos observar, a olho nu, a passagem do Cometa do Diabo
,
 pela Terra, pela primeira vez em 71 anos. Os entusiastas da astronomia terão a oportunidade de observar um dos cometas mais brilhantes conhecidos pelos cientistas à medida que o 12P/Pons-Brooks se torna visível no céu noturno.

O objeto celeste demora mais de 70 anos para dar uma volta em torno do Sol. O nome se dá em razão do formato, que lembra um chifre. Há uma expetativa de que ele se torne visível a olho nu, mas não existe garantia, por isso é indicado o uso de binóculos. 

PUBLICIDADE

Atualmente, o cometa passa pela constelação de Andrômeda, distante 245 milhões de quilômetros da Terra. As aparições do cometa costumam ser brilhantes por causa de explosões de gás e poeira que são liberados debaixo de sua superfície.

Quando se aproximar ele poderá ser identifica particularmente no hemisfério norte do planeta e, a partir de 19 de abril, no hemisfério sul e no Brasil. Nesse momento, ele alcançará seu brilho máximo, potencialmente chegando a uma magnitude de 3,0, de acordo com plataformas especializadas de medição.

Isso significa que ele será visível a olho nu ou com binóculos, embora a proximidade do cometa com o Sol no céu possa dificultar observações, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa. Dica é esperar o anoitecer e procurar locais altos, longe de áreas urbanas com poluição luminosa.

O astro esverdeado é composto por gases, rochas, poeira e gelo. Conforme a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), já é possível observar os movimentos do corpo celeste no céu do Hemisfério Norte, com auxílio de telescópios.

Postagem Anterior Próxima Postagem