loteria instântanea - foto - flickr Caixa |
Ela esta de volta! A Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva), que nada mais é que a famosa raspadinha, vai voltar às lotéricas do Brasil. O Ministério da Fazenda deu aval e a Caixa Econômica Federal já pode colocar o item a venda. A portaria que oficializa a autorização foi publicada no diário oficial da União desta quinta-feira (28).
A brecha para que a loteria instantânea voltasse veio em agosto passado quando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez mudanças na regulamentação da Lotex.
Pouco antes, em abril, o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, havia dito em entrevista que a arrecadação com o jogo seria de R$ 3 bilhões por ano.
Publicidade
A portaria publicada nesta quinta tem validade por 24 meses e, agora, os bilhetes podem também ser digitais além de físicos.
Relembre
O jogo foi criado em 1990, mas em 2015 foi suspenso após decisão do Ministério da Fazenda. Naquele mesmo ano foi criada a Lotex, no entanto somente três anos depois o governo Federal a regulamentou.
Mesmo assim a reformulação da raspadinha não saiu do papel. Na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) houve duas tentativas para que a modalidade fosse passada para iniciativa privada, porém sem sucesso.