O Procon está alertando todos os clientes Nubank. (Reprodução/Blog Nubank) |
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, conhecida popularmente como Procon, é o órgão responsável por garantir os direitos do consumidor. Recentemente, a fundação emitiu um alerta para os clientes do banco digital Nubank.
Segundo o que foi informado pelo órgão, os clientes estão sendo vítimas de tentativas de fraude. Os golpistas estão entrando em contato via SMS ou por ligação telefônica informando que a pessoa realizou compras não reconhecidas e direcionando o consumidor para uma falsa central de atendimento.
De modo geral, os criminosos ligam para a pessoa utilizando uma gravação para fingir que trata-se de um atendente do Nubank. Através da ligação, é informado que houve uma compra em valores altos feita no nome do cliente e que precisa de autorização. Neste caso, as compras são falsas e o cliente vai solicitar pelo cancelamento, achando que foi apenas um mal entendido.
Em seguida, o cliente é direcionado para uma central de atendimento, que também é falsa, mas a conversa acontece com uma pessoa real que finge ser do banco. Nessa parte, será solicitado para o cliente diversas informações pessoais, incluindo dados sigilosos e informações da conta bancária.
No caso do golpe aplicado via SMS, funciona de maneira semelhante, mas ao invés de receber uma ligação, o cliente é instruído a ligar em um número 0800 falso e, ao entrar em contato, o consumidor acaba caindo no golpe.
Prejuízos aos clientes
O Procon registrou denúncias que demonstram danos significativos para os clientes. Em um dos casos, o cliente recebeu a ligação e os golpistas roubaram os dados da conta dele, que foram utilizados para realizar um empréstimo no valor de R$ 50.750,00, além de transferências via PIX no valor de R$ 9.400,00. Dessa forma, o consumidor precisou arcar com a perda financeira e outras consequências geradas pelo golpe.
Nesse sentido, o Procon está orientando os consumidores a tomarem cuidado com as ligações que recebem e, se algo parecer suspeito, desconfiarem da tentativa de golpe. Além disso, o órgão reforçou que o banco não solicita informações sigilosas via ligação, como dados da conta e senhas. Caso desconhecidos peçam informações pessoais, seja por ligação ou através de mensagens online, a recomendação é não fornecer nenhum tipo de dado a pessoa.
O órgão também informou que as instituições, incluindo o Nubank, não entram em contato solicitando ações como clicar em links, baixar aplicativos ou realizar operações financeiras. Caso aconteça, é configurado golpe e a pessoa tem o direito de denunciar para as autoridades, como o próprio Procon, para que sejam tomadas as devidas providências.
Em caso de dúvidas, o Nubank oferece atendimento 24 horas em canais oficiais.