Foto: Rafael Mendes / SEE-MG |
Pelo menos 29 cidades do Sul de Minas vão receber novas ambulâncias para renovação e ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região. Os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde e foram entregues nesta sexta-feira (10) em cerimônia em Belo Horizonte.
Entre as 47 ambulâncias entregues nesta quinta-feira para consórcios de saúde de todo o estado, 11 serão Unidades de Suporte Básico (USB) que vão reforçar o atendimento de saúde e ampliar a cobertura de atendimento de urgência no Sul de Minas.
As novas ambulâncias serão destinadas aos municípios de Pouso Alto, Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira, Camanducaia e Cabo Verde.
Já entre as cidades que vão receber novas ambulâncias para renovação de frota, estão 18 municípios do Sul de Minas: Aiuruoca, Andradas, Boa Esperança, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Lambari, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço e Três Pontas.
Novos helicópteros vão reforçar o serviço
Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, o Samu chegará nos próximos meses a 100% dos municípios mineiros. Além disso, o governo adquiriu três novos helicópteros para o serviço, que logo vão reforçar e reduzir o tempo de resposta a ocorrências em todo o estado.
Foto: Rafael Mendes / SEE-MG |
As novas unidades móveis vão atender o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul), Consórcio Intermunicipal de Saúde Nordeste Jequitinhonha (Cisnorje) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun).
O município de Sabará, que possui gestão própria do Samu 192, também receberá uma ambulância de forma direta.
O Samu possui hoje 81 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 300 Unidades de Suporte Básico (UBS) atualmente em operação em Minas Gerais.
* As informações são do g1 Sul de Minas