Operadoras podem acabar com WhatsApp e redes sociais de graça; entenda

  

As empresas alegam que aplicativos como o WhatsApp usam cada vez mais dados. Imagem: Julian Christ/Unsplash

Os planos de internet com acesso gratuito a aplicativos, como WhatsApp, Instagram e X (antigo Twitter) podem estar com dias contados.
  As operadoras alegam que não é mais possível oferecer WhatsApp e outros serviços de graça.

Os pacotes chamados “zero rating” foram lançados como uma estratégia para conquistar consumidores com acesso gratuito a apps, sem consumo direto do pacote da franquia. No entanto, com o salto para o 5G no país, essas operações ficaram mais custosas e exigem uma quantidade maior de dados.

Em entrevista coletiva, o presidente da Telefônica Brasil, Christian Gebara, confirmou que as operadoras discutem se o modelo de oferta deve ser mantido ou suspenso. Segundo Gebara, o tráfego de redes cresce num ritmo de 20% a 30% globalmente, e seis a sete big techs concentram a maior parcela desse fluxo.

Conexões 5G aumentam o consumo de dados e podem inviabilizar os planos de acesso gratuito a apps (Imagem: Starline/Freepik)

Outro motivo apontado pelo executivo para acabar com a gratuidade de uso das redes em planos móveis é usar essa verba para outros serviços, como ampliar a cobertura de sinal e levar a internet para regiões ainda pouco e nada atendidas.

Outras operadoras

Executivos de outras operadoras já defenderam posições semelhantes, sendo favoráveis ao fim da franquia ilimitada para aplicativos. Um ponto que ainda vai precisar ser discutido é em relação ao Marco Civil da Internet. Isso porque a legislação prioriza as empresas que oferecem os serviços gratuitos. ( Com Agências )

Postagem Anterior Próxima Postagem