Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista na noite deste sábado (21); veja detalhes

 

Sobreposição de meteoros registrados por uma câmera do Observatório Heller & Jung na semana anterior ao pico. Foto: Observatório Heller & Jung

 Na noite deste sábado (21) e madrugada de domingo (22), a chuva de meteoros Oriônidas possibilitará a observação de fragmentos do cometa Halley, um dos mais famosos da história da astronomia. A partir das 21h, já será possível ver os rastros luminosos, que devem surgir próximo da constelação Órion.

Esta chuva de meteoros é especial porque o cometa Halley possui uma órbita que completa uma volta em torno do Sol em um período estimado de 74 a 76 anos. A última vez que o Halley passou pela Terra foi em 1986. Além dos cometas, os meteoros também podem ser formados por fragmentos de asteroides, feitos de rochas, metais e compostos de carbono.

A chuva de meteoros Oriônidas está ativa desde o dia 2 de outubro e ficará assim até 7 de novembro, sendo o pico neste final de semana. O fenômeno costuma acontecer na mesma época todos os anos. É em meados de outubro que a Terra cruza a nuvem de poeira deixada pela passagem do cometa Halley.

Dicas para observar a chuva de meteoros

  • Afaste-se das luzes da cidade

Quanto mais afastado das luzes urbanas, melhores são as condições de observação dos meteoros Orionídeas cruzando o céu noturno. O ideal é encontrar um local com ampla visão do céu e sem nuvens.

  • Confira a meteorologia

De acordo com o observatório Espacial Heller & Jung, além da localização geográfica, as condições climáticas também influenciam na visualização. 

As condições em cada cidade podem ser vistas no site do Time and Date.

  • Posicione-se corretamente

Apesar de ser possível ver os meteoros em qualquer parte do céu, a Nasa recomenda deitar com os pés voltados para sudeste, se estiver no Hemisfério Norte, ou para nordeste, se estiver no Hemisfério Sul.

  • Esteja confortável

Você pode observar o céu para encontrar os meteoros tanto sentado quanto deitado em um local de campo aberto. Não esqueça de estar agasalhado ou levar um cobertor se a região em que for observar o fenômeno tiver previsão de baixas temperaturas.

É possível que seus olhos demorem até 30 minutos para se acostumar com a escuridão, informa a agência espacial. Por isso, esteja preparado com uma cadeira ou colchonete confortável.

  • Seja paciente

A chuva dos Orionídeas é visível a partir de 00h, segundo informações da Nasa. Mas Jung afirma que, durante a madrugada, a partir de 2h, as chances de ver o espetáculo astronômico são melhores.

Postagem Anterior Próxima Postagem