O radar é capaz de diferenciar os veículos por tamanho, de forma automática, e multá-los individualmente, em função da velocidade-limite regulamentada para cada categoria. © Divulgação/PRF |
O equipamento pode identificar até três veículos por segundo, em velocidade máxima de 322 quilômetros por hora e até a 650 metros de distância. Quanto à capacidade de autuar infratores, são até trinta multas por minuto.
O novo “super-radar” pistola diferencia automaticamente motos, carros, ônibus e caminhões. Registra as multas com base no limite de velocidade para cada veículo em determinada via.
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O modelo se chama Trucam e é de fabricação da Lasertech Brasil. Entre seus clientes, a empresa destaca nada menos que a Nasa, a agência espacial norte-americana.
Além da velocidade, o Trucam mede a distância entre os veículos. Produz evidências e estatísticas através de fotografia e vídeo do veículo infrator e de dados coletados automaticamente.
Radar pardal também ganhou versão turbinada
Recentemente, outro tipo de “super-radar” estreou na maioria das grandes cidades. Conhecido pelos motoristas como “pardal”, são aquelas caixas de metal fixadas em postes.
O super-radar pardal é capaz de identificar até oito infrações de trânsito. Destas, cinco não dizem respeito a limites de velocidade, mas a outros tipos de infração.