O elétrico é o primeiro caminhão do tipo, um cavalo mecânico pesado, a ser vendido no Brasil. Foto: Divulgação |
Um caminhão totalmente elétrico XCMG E7-49T está sendo usado para o transporte de chocolates produzidos pela Garoto. O caminhão é operado pela RN Logística, empresa empenhada com a responsabilidade ambiental.
O elétrico é o primeiro caminhão do tipo, um cavalo mecânico pesado, a ser vendido no Brasil. Ele foi anunciado pela fabricante chinesa em junho deste ano.
O caminhão tem PBTC de 49 toneladas e autonomia de até 150 km com uma carga. As baterias são de ferro fosfato de lítio, com capacidade de 282 kWh, e podem ser recarregadas em apenas uma hora, com um carregador de alta potência.
O caminhão tem um motor elétrico com potência de 482 cavalos, e torque de 2.000 Nm, usando uma caixa de marchas de quatro velocidades.
De acordo com a RN Logística, o caminhão tem se saído bem, mesmo no transporte de cargas com temperatura controlada, como é o caso dos chocolates.
“Nossa equipe dedicada e o veículo elétrico E7-49T da XCMG não apresentaram apenas a capacidade de manter a temperatura ideal para os produtos Garoto, mas também destacaram nosso compromisso com a responsabilidade ambiental. Reduzir as emissões e adotar soluções ecologicamente corretas é uma parte essencial de nossa visão de logística para um futuro melhor”, destacou a empresa, em publicação nas redes sociais.
O caminhão custa R$ 1,3 milhão, e terá até 200 unidades importadas para o Brasil até o final desse ano. A XCMG planeja iniciar a produção local do modelo em 2025, em Pouso Alegre, no Sul de Minas.