© Redes Sociais
Ruas destruídas, casas alagadas e pessoas ilhadas. Essas foram as consequências de uma tromba d’água que atingiu a cidade de Dom Silvério, na Zona da Mata, na tarde desta terça-feira (7 de janeiro). Chove forte na cidade, que está no alerta máximo do Inmet. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuam no local. Não há vítimas.
Segundo o prefeito José Bráulio, o cenário na cidade é caótico, mas a administração está adotando todos os esforços para mitigar os impactos. O político, inclusive, ajudou no resgate de famílias ilhadas. Em um vídeo, é possível vê-lo se aproximando de uma casa com uma corda para socorrer uma mulher.
Representantes de secretarias municipais se reuniram na sede da prefeitura na noite desta terça-feira para discutir as ações, junto com equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. “Estamos aqui para acalmar a população. Sabemos da situação difícil do município, mas o pior já passou”, afirmou o prefeito.
Há registro de falta de água na cidade. Segundo a Copasa, o serviço será retomado gradativamente a partir desta quarta-feira (8 de janeiro), com previsão de restabelecimento completo para quinta-feira (9).
O município de Dom Silvério pede que os moradores usem a água "de maneira responsável e consciente", evitando desperdício. "Cada gota conta e a colaboração é essencial para garantirmos o restabelecimento o mais rápido possível", afirmou.
A Defesa Civil da cidade pode ser acionada no telefone (31) 9 8263-1508.
Chuvas intensas
A região da Zona da Mata está em alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas. Conforme o órgão, o volume pode chegar a 100 milímetros por dia. Os moradores devem evitar áreas de alagamento e inundações.
Segundo o Inmet, há “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”.