'Rolezinho': megaoperação da PM apreende cerca de 1.000 motocicletas em Minas

 

Foto: PMMG/Divulgação

Cerca de mil motocicletas foram retiradas de circulação pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) por meio da megaoperação de combate aos 'rolezinhos', em andamento no Estado desde o dia 23 de dezembro. De acordo com a PMMG, o balanço parcial da operação traz, ainda, a autuação de 520 inabilitados, 126 presos e 19 indivíduos detidos, além da apreensão de drogas, munições e armas de fogo e nove motocicletas recuperadas.  

O objetivo da corporação é coibir, por meio de ações repressivas e preventivas, esse tipo de modalidade criminosa, que representa riscos graves à segurança pública e afetando moradores, pedestre e condutores, além de provocar perturbação de sossego e transtornos urbanos.         


Entre as ações planejadas pela PM para a operação, há o monitoramento de redes sociais pelo serviço de inteligência e o uso de aeronaves para identificar os locais de possíveis aglomerações para a prática dos 'rolezinhos', em apoio às unidades operacionais. A operação tem como foco tanto as áreas urbanas quanto as rodovias estaduais e federais delegadas sob a responsabilidade da PMMG. 


A porta-voz da Polícia Militar, major Layla Brunnela, ressalta que o foco não é a pessoa que usa a motocicleta como instrumento de trabalho e, sim, aqueles que a utilizam para transgredir normas e cometer crimes.   


"O rolezinho, normalmente organizado pela internet, é um aglomerado de pessoas que fecham vias com intuito de praticar monobras perigosas que geram riscos e perturbam a sociedade de bem, sendo uma prática que, infelizmente, não acontece só em Minas Gerais. E para proteger a população, a Polícia Militar se antecipou e lançou a operação em todas as regiões do estado”, afirmou a major. 

                        

A operação para coibir os 'rolezinhos' em Contagem e outras cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, na noite anterior ao Natal e na madrugada do dia 25, terminou com 70 motos retiradas das ruas. Além disso, 37 pessoas foram presas.

Das 70 motos, 54 foram removidas a pátios credenciados do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e 16 foram apreendidas. Além dos veículos de duas rodas, 22 carros foram removidos. Ao todo, mais de 660 veículos foram fiscalizados.


A operação foi realizada pela 2ª Região de Polícia Militar (2ª RPM), que, além de Contagem, também é responsável por equipes nas seguintes cidades da região metropolitana: Betim, Contagem, Brumadinho, Ibirité, Juatuba, Ribeirão das Neves, Bonfim, Florestal, São Joaquim de Bicas, Crucilândia, Esmeraldas, Mário Campos, Sarzedo, Piedade dos Gerais, Rio Manso, Igarapé e Itaguara.


Uma nova operação está prevista para a virada do ano. No Natal, conforme a PM, foram mobilizados cerca de 400 policiais, 70 viaturas e 80 motociclistas adicionais para reforçar o patrulhamento em áreas críticas. Os policiais também contaram com tecnologia aérea, por meio de drones e aeronaves, para monitoramento em tempo real.


(Com informações da PMMG)

Postagem Anterior Próxima Postagem