As placas Mercosul de veículos no Brasil passarão a incluir o nome da cidade e a sigla do estado de origem, conforme o Projeto de Lei 2406/23. Aprovado na Câmara em 2024, a nova medida só entrará em vigor um ano após, o que deve ocorrer na metade de 2025.
A colocação da cidade e do Estado só será necessária em carros novos ou em transferência de proprietário de veículo usado. O nome do município e a sigla serão lacrados na estrutura da placa obedecendo as especificações e modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A medida foi defendida por contribuir para a segurança no trânsito e facilitar a identificação da frota que circula no Brasil.
A Placa do Mercosul foi instituída no Brasil em 2018, mas só passou a ser obrigatória para todos os veículos novos em 2020. O modelo atual obriga que a placa apresente a bandeira do país de origem, mas omite a cidade de registro do veículo.
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do Minas em Foco)