O governo Lula (PT) decidiu, nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado. A decisão foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período. Temos a segurança energética assegurada”, afirmou o ministro, sem descartar, porém, a possibilidade de retorno em 2025.
O horário de verão foi extinto no Brasil em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O retorno da medida estava sendo discutido após uma recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que indicou que sua reintrodução poderia ser benéfica.
Para que serve o horário de verão?
Temido por muitos alunos, o objetivo do horário de verão é reduzir o consumo de energia elétrica. Ao adiantar os ponteiros do relógio em uma hora, muitas pessoas encerram o expediente ainda com luz solar, diminuindo a necessidade de uso de aparelhos eletrônicos.
O horário de verão passou a ser utilizado com frequência em 1985, devido a uma crise energética. Contudo, nos últimos anos, ele deixou de ser adotado em alguns estados até ser definitivamente extinto por Bolsonaro em 2019.