Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK/EXPRESSO GARDÊNIA LTDA
Com a venda de passagens suspensas para as linhas que ligam Belo Horizonte e o Sul de Minas, após uma operação retirar de circulação 13 de de seus veículos, a viação Expresso Gardênia aparece no topo do ranking das linhas de ônibus de viagem com mais reclamações em 2024.
A empresa aparece no 1º e no 5º lugar, com um total de 24 reclamações recebidas somente até o dia 19 de abril. As duas linhas que aparecem na lista são justamente do Sul do Estado.
Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), entre o dia 1º de janeiro e 19 de abril deste ano, um intervalo de 109 dias, foram recebidas 300 reclamações de irregularidades encontradas por passageiros em ônibus de viagens intermunicipais. O número dá o equivalente a quase três denúncias por dia.
Entre as principais reclamações recebidas neste ano estão o descumprimento de quadro de horários (89); conservação, conforto e higiene (60); defeito mecânico (36); e superlotação (13).
A suspensão da venda das passagens para o Sul de Minas ocorreu após uma operação tirar de circulação treze veículos da empresa, na última terça-feira (30 de abril). As linhas estão sendo atendidas por outras empresas até que a viação solucione os problemas constatados pela fiscalização.
A operação "Ponto Final" foi promovida pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Foram fiscalizados veículos da empresa, de forma simultânea, na Rodoviária de BH e, também, no terminal de Pouso Alegre, um dos municípios atendidos pela Gardênia.