Foto: divulgação |
Dez ônibus da empresa Gardenia foram retirados de circulação, no Sul de Minas, por problemas de manutenção identificados durante uma fiscalização na última semana. A ação visava apurar irregularidades na operação de linhas intermunicipais.
A fiscalização foi feita pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
O trabalho foi motivado pelas reclamações registradas por passageiros que usam os serviços da empresa, como queixas por atrasos nas viagens e má conservação dos ônibus.
Durante três dias, entre quarta (10) e sexta-feira (12), os agentes abordaram 13 veículos em Passos, Cássia e Poços de Caldas – quase toda a frota que atende as cidades.
Dentre esses, apenas um ônibus não foi autuado por problemas encontrados em itens de conforto e segurança dos veículos, e também por descumprimento dos quadros de horários.
Além das autuações, as equipes de fiscalização retiraram de circulação dez ônibus que só poderão voltar a circular após quitação das irregularidades e nova vistoria no DER-MG.
A companhia de viação atende 107 municípios na região, transportando quase 2 milhões de passageiros por ano. Para que os usuários não fiquem sem atendimento, a Seinfra concedeu uma autorização para que a empresa Santa Cruz opere emergencialmente as linhas.
O que diz a empresa
Ao g1, a Viação Expresso Gardenia informou que em relação aos dez ônibus retirados de circulação, as restrições anotadas são referentes às questões burocráticas, como ausência de documento relacionado à comprovação de medidas corretivas na frota, pois "em virtude do curto prazo, não foram possíveis de serem enviadas a tempo ao órgão de regulação".
A empresa também afirmou que as autuações não têm relação com problemas técnicos que pudessem comprometer a segurança dos passageiros, e que vem atendendo aos requisitos e fiscalizando todos os veículos.
* As informações são do g1 Sul de Minas