Foto: Pixabay
Apesar do fim do período chuvoso, a dengue continua preocupando o sistema de saúde em Minas Gerais. Só na última semana, 53 novas mortes pela doença foram registradas no Estado, segundo atualização do painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
As vítimas saltaram de 158 para 211 da última quarta-feira até ontem (10 de abril). É como se, por dia, sete pacientes morressem com a infecção. A faixa etária com mais mortes por dengue registradas está entre 70 e 79 anos. O painel notifica, ainda, outras 653 óbitos em investigação.
Minas Gerais é o estado do país com mais casos prováveis de dengue – 977.829 –, e mais de 390 mil foram confirmados desde o início do ano epidêmico. De acordo com os dados da SES-MG, quase metade das pessoas diagnosticadas com a doença têm entre 10 e 29 anos – 49%.
Em 52 cidades mineiras teve início, pela rede pública, a vacinação contra dengue com o imunizante Qdenga. A campanha pelo Sistema Único de Saúde (SUS), organizada pelo Ministério da Saúde, é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A ampliação do público vacinável esbarra na limitação no número de doses disponibilizadas pela farmacêutica japonesa Takeda.
Medidas de prevenção:
- Elimine a água parada de qualquer recipiente, como vasos de plantas, pneus, calhas e lajes.
- Mantenha caixas d'água e tonéis bem tampados.
- Use repelentes e roupas que protejam o corpo do mosquito.
- Coloque telas de proteção nas janelas e portas.
- Mantenha ralos limpos e fechados. Denuncie criadouros do mosquito para as autoridades sanitárias.