João Adibe Marques, CEO da Cimed: "A compra da R2M coroa o nosso processo de consolidação nos últimos anos e dá início a fase de aquisições da companhia" (Leandro Fonseca /Exame) |
No ano em que atinge R$ 3 bilhões em faturamento, a Cimed realiza a aquisição da R2M, empresa catarinense de produtos para higiene e cuidado pessoal. Com a movimentação, a empresa dá um passo estratégico para expandir sua atuação na categoria de consumo, de olho no mercado de higiene infantil.
A R2M é a terceira maior empresa do segmento de lenços umedecidos do Brasil, com duas plantas fabris – uma em Chapecó, Santa Catarina, e outra em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. A companhia, responsável pelas marcas Bebê Limpinho e Snow Baby, vende aproximadamente 7 milhões de unidades dos produtos por ano, em um mercado que movimenta cerca de R$ 1 bilhão no Brasil, de acordo com IQVIA.
Atualmente, a Cimed já produz e vende pomadas para assaduras infantis com a marca Baby Med e projeta incremento de receita com a transação, que contribuirá para o objetivo de faturamento da farmacêutica de R$ 4 bilhões para 2024.
“O segmento infantil é um mercado imenso no Brasil, liderado pelas categorias de fraldas, leite e lenços umedecidos. Nós já atuamos no nicho de higiene infantil com pomadas para assaduras de bebês. Vamos dobrar esse volume com a incorporação da R2M”, explica João Adibe, CEO da Cimed.
A Cimed já realizou algumas aquisições ao longo de sua história, sendo as últimas a gráfica Petropolitana, que foi totalmente incorporada à operação, e a Indústria Tec Color, de produtos cosméticos. A Cimed tem mais de 600 produtos no catálogo e distribuição nacional para mais de 70 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em 98% das farmácias brasileiras. A companhia tem em seu portfólio produtos nas categorias de medicamentos (genéricos e isentos de prescrição médica – MIP), nutrição (vitaminas), além de higiene e beleza.
A farmacêutica é reconhecida por suas marcas líderes de mercado, como o Cimegripe, o antigripal mais vendido no Brasil, além de antialérgicos como o Loratamed, além do Nevralgex, uma das principais marcas para inflamação e dor do mercado. Na área de consumo, a empresa é dona das marcas K-MED, lubrificante íntimo líder de mercado, Dermafeme, sabonete íntimo, Xô Inseto, repelente e Carmed, hidratante labial mais vendido do Brasil.