Eclipse lunar acontecerá neste sábado (14) © Marek Okon/Unsplash |
Neste sábado (14), o dia vai virar noite em parte do Brasil – incluindo a região de Pouso Alegre, MG. A Lua vai encobrir o Sol e, de todo o País, será possível ver esse fenômeno – na maioria do território, porém, de forma parcial.
Nove Estados do Norte e do Nordeste poderão ver o eclipse em seu modo anular, que será o mais completo. O eclipse anular acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.
Publicidade
Segundo o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o eclipse deve chegar ao Brasil por volta das 15 horas e seguirá até o pôr-do-sol, por volta das 18 horas (de Brasília).
Porém, em parceria com entidades estrangeiras, o Observatório vai transmitir o fenômeno pelo YouTube (clique aqui) durante toda sua ocorrência, mesmo em outros países, a partir das 11h30.
Pode acompanhar o eclipse a olho nu?
Não, já que segundo os especialistas, expor seus olhos sem a proteção adequada durante o eclipse, pode causar queimaduras na retina.
Fenômeno
Este fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, criando-se um "anel de fogo" no céu, já que Lua não cobre o Sol por completo. Os especialistas afirmam que os eclipses solares não são eventos raros, mas chama atenção de quem gosta de astronomia.
Observado novamente
O fenômeno só poderá ser observado novamente em 2045, conforme o membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, Lauriston Trindade. Ele explicou ainda que existem três tipos de eclipses do sol: parcial, total e o anular.