Bauducco também alterou rótulo de pão integral. Foto: Idec/Bauducco/Divulgação |
A Bauducco, Wickbold, Panco e outras marcas estão mudando as embalagens de pães, biscoitos e torradas integrais para se adequar às novas regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Em vigor desde abril, a norma estabelece que apenas produtos que tiverem, no mínimo, 30% de ingredientes integrais e em quantidade superior a de ingredientes refinados podem ser classificados como integrais no rótulo. Entenda como era e como ficou.
No mínimo 30% integral
Apenas os produtos com pelo menos 30% de ingredientes integrais podem estampar a palavra "integral" no rótulo. Além disso, é obrigatório que a embalagem traga a porcentagem desses ingredientes em letras do mesmo tamanho e cor, para evitar confusões.
As empresas têm substituído a expressão "100% integral" por termos como "100% natural", "vida 100%" ou "100% nutrição". As novas regras também valem para as massas, mas as embalagens devem ser readequadas até 2024.
Pão da marca Nutrella mudou rótulo conforme novas regras da Anvisa. Foto: Idec/Nutrella/Divulgação |
As penas previstas pelo não cumprimento das novas normas podem incluir advertência, multa, interdição de produtos e até cancelamento de alvará.