Marca de rações para animais vai ter produtos recolhidos por ‘risco à saúde’; saiba mais

 

Marca não é registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária. © Reprodução/Prestige

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento nacional de produtos da empresa Prestige Ltda, responsável pela linha Fitpets nesta terça-feira (6). A empresa não está registrada no ministério e os produtos têm indícios de risco à saúde animal e à defesa agropecuária.

A medida é cautelar e vale para todos os produtos, em especial para os itens da linha Fitpets. Segundo uma fiscalização do Ministério da Agricultura, a Prestige não é registrada no órgão e não possui autorização para comercializar produtos, mas estaria usando nomes e carimbos de empresas autorizadas em suas embalagens de forma ilegal, já que essas empresas não fabricam produtos para a Prestige.

Publicidade 

Três empresas tinham seus nomes usados pela Prestige. São elas: WF Complementos de Ração Animal Ltda, Trevo Alimentos Eireli e Pet Food Solution Ltda. (SP 003994-2).

A "Gazeta" tentou contato com a Prestige Alimentos para Animais, em Campinas, no interior de São Paulo, mas não localizou nenhum representante. O espaço segue aberto para manifestações.

Casos recentes
O Ministério da Agricultura já suspendeu a venda e fabricação de outros produtos voltados à saúde animal nos últimos meses. Em setembro de 2022, o Mapa determinou a retirada de petiscos e outros snacks que estariam causando a morte de cães e gatos.

Já no fim de maio, foi suspensa a venda e fabricação da única vacina contra a leishmaniose aprovada no Brasil, a Leish-Tec, desenvolvida na UFMG. Segundo a fabricante, foram identificados “desvios” (erros de fabricação) em alguns lotes.

Denuncia
A fiscalização realizada pelo Mapa avalia as condições de higiene na fabricação dos produtos. É possível realizar denúncias pelo site Fala.br.
Postagem Anterior Próxima Postagem